sábado, 28 de maio de 2016

Lentilhas com frango de cebolada e hortelã


Queridos(as) postiguenses!

Lentilhas! Se vos disser que já não comia lentilhas há cerca de 30 anos… Verdade, verdadinha. Não comia porque achava que não gostava devido ao meu trauma de infância. Estudei alguns anos em França e, na cantina do colégio serviam inúmeras vezes esta iguaria. Era uma tortura para mim. Quando na fila me cheirava a lentilhas, apetecia-me logo fugir mas tinha que comer… Os tempos eram outros e o meu pai era um controlador nato (graças a Deus!). Adiante…
Do outro dia deparei-me com lentilhas vermelhas secas descascadas e fui atraída pela sua cor. Achei-as tão bonitas e achava que era impossível não as apreciar. Estava na hora de ultrapassar o trauma. J
Na imagem parecem demasiado cozidas, mas não! Terão oportunidade de desfrutar da sua cremosidade e da sua rigidez.

Fica a sugestão...


Ingredientes (2 pessoas):

6 perninhas (ou peito) de frango
1 chávena (250 ml) de lentilhas sem casca
1 cebola média
3 tomates maduros
2 curgetinhas
5 dentes de alho
2 folhas de louro
1 haste de hortelã
flor de sal (q.b)
1 fio de azeite

Execução:

Numa panela colocar água suficiente para cozer as perninhas de frango. Quando esta levantar fervura adicionar dois dentes de alho, uma folha de louro, flor de sal a gosto e as perninhas. Deixar cozinhar.

Entretanto, pelar os tomates, libertá-los de semente e cortá-los aos cubinhos. Lavar, retirar as pontas das curgetinhas e cortá-las em rodelas finas. Reservar.

Numa frigideira antiaderente, colocar o fio de azeite, a cebola cortada em meias luas finas, a folha de louro e três dentes de alho esmagados. Deixar estrugir. 

Seguidamente, adicionar o tomate e a hortelã. Refogar até o tomate começar a desfazer-se. Regar com água fervente quando necessário. 

Juntar a curgetinha e deixar apurar durante 5 minutos. Temperar com flor de sal.

Por fim, incorporar a carne desfiada,  previamente limpa de peles e ossos. Envolver tudo muito bem e apagar o lume.

Entretanto, coar a água onde cozeu a carne e colocar duas chávenas da mesma num tachinho e levar novamente ao lume. 

Quando fervente, adicionar as lentilhas e deixar cozer durante 12 minutos, mexendo por vezes.

Empratar e deliciar-se!

5 comentários:

  1. Uau! Até parece um pratinho gourmet! Eu acho as lentilhas vermelhas tão bonitas! Todos temos traumas de infância mas ainda bem que os ultrapassamos! A mim só me falta fazer as pazes com as lulas mas esse não é trauma de infância! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, tu és tão querida! Obrigada.
      Lulas como mas dispenso! Vamos dasafiar-nos... : ) Faz coelho para mim e eu faço lulas para ti?
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que engraçado, esta semana também fiz uma receita de lentilhas vermelhas para experimentar (ainda não conhecia estas) e gostei bastante, só tive pena que elas percam aquele tom vermelhinho. Este teu prato ficou com um aspecto delicioso :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Não tenho hábito de comer lentilhas...mas gosto! Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...