domingo, 1 de maio de 2016

Pavlova de maracujá e romã


Respiro de alívio!
Esta foi a minha primeira intimidade com a Pavlova quer a nível de confeção quer a nível de degustação. Logo, posso afirmar com toda a legitimidade que a minha é a melhor, nunca provei outra! J
Esta cumplicidade gerou-se devido ao meu atrevimento em querer juntar-me a um grupo do Facebook “Dia um… Na cozinha” onde certamente, estarão excelentes pasteleiros e cozinheiros. Ora, os mentores do grupo não devem brincar em serviço… O meu primeiro desafio uma PAVLOVA! Obviamente, que sabia a história e conhecia o bolo  mas jamais  me tinha  passado  pela  cabeça fazê-la. Adiante… Fiz! Não sou mulher de baixar os braços e gosto de encarar as dificuldades de frente, apesar de preferir que elas não existissem (ou talvez não). Naveguei, naveguei e vi muitas receitas… Inspirei-me e criei a minha receita. Gostaria que ela tivesse ficado mais alta. Aceito sugestões e críticas construtivas…
Este desafio foi lançado com o intuito de homenagear todas as mães.
Foi com muito amor, carinho e receio que confecionei esta Pavlova. Estes sentimentos são vividos por todas as mães. Sou mãe! Ser mãe é amar incondicionalmente e recear até morrer…
Mas MÃE é forte e ama demais…
Com um beijo e um abraço dos seus filhos derrete-se como a Pavlova se derrete na boca, permanecendo um doce eterno…
Um dia muito doce e mimoso para todas as mães, especialmente para a minha que se encontra distante.


Ingredientes:

6 claras
1 pitada de sal
300 g de açúcar confeiteiro
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Cobertura:
1 embalagem de mousse de maracujá
350 ml de leite magro
1 romã
2 maracujás

Execução:

Num recipiente de vidro profundo, colocar as claras e juntar a pitada de sal. Batê-las em castelo.

Reduzir a velocidade da batedeira e adicionar pouco a pouco, o açúcar. Seguidamente, o amido de milho, previamente misturado com o fermento em pó.

Por fim, adicionar o vinagre balsâmico e bater mais um pouco.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, dispor o merengue em camadas circulares.

Levar ao forno pré-aquecido a 130ºC, uma hora.

Deixar arrefecer o merengue dentro do forno, sem abrir a porta.

Cobertura:

Fazer a mousse seguindo as instruções do fornecedor, mas colocar mais 100 ml de leite do que é mencionado (fica mais cremosa).

Cobrir a pavlova com o creme e decorar com a polpa de maracujá e os bagos de romã.





Queridos mentores e colegas, foi um prazer!

13 comentários:

  1. Ficou bem bonita a tua pavlova! :) Eu gosto muito, adoro aquele contraste do crocante por fora e o fofo da parte de dentro. Feliz dia da mãe! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Seria um prazer, comer uma fatia dessa delicia, mas enfim, só dá para olhar e babar,
    bjs amiga e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Está bem bonita! Primeiro desafio muito bem superado! Gosto muito de pavlova! Gosto do sabor e da sua elegância! É uma sobremesa simples e fácil de fazer e fica sempre com um aspeto bonito! Feliz dia da mãe! Espero que tenhas tido um dia repleto de miminhos! Cá eu tive um dia em grande! Para além de ser dia da mãe, ainda tive um familiar próximo que fez anos para quem fiz o bolo e também caiu o primeiro dente do meu filho! Uma dia cheio de coisas para recordar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Sabes que o meu dia não foi bem completo; faltava-me o rapaz! Mas foi agradável. À minha filha já caíram 3. Tiveste um dia em pleno. Resto de um bom dia...
      Beijinho

      Eliminar
  4. Que delícia de pavlova.
    Também escolhi o maracujá como sabor para a minha versão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/05/dia-um-na-cozinha-e-uma-pavlova-de.html

    ResponderEliminar
  5. E que bela estreia no grupo, Céu! Ficou linda e deve estar deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, és uma querida! Mas sabes que cometi o mesmo erro que tu! Círculos muito grandes. Para a próxima, já sabemos! De facto estava muito deliciosa, mas olha que a tua não fica atrás.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. E que linda, ficou maravilhosa! Parabéns! :)
    Beijinhos

    Ana,
    http://asnossasreceitinhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...