sexta-feira, 6 de maio de 2016

Sopa de peixe light à moda de "chez nous"


Sexta-feira… Que bom!
Sopa? Talvez sim, talvez não…
Eu acho que sim! Sugiro-vos que façam uma sopa de peixe durante o fim de semana. Deixo-vos a minha receita entre muitas outras…
Faltaram-me os coentros que eu adoro. Mas como já vos tinha dito algures aqui no Postigo; é muito difícil apanhar coentros frescos na ilha. Contudo, a sopa ficou saborosa e reconfortou-me o estômago e a alma. As minhas sextas-feiras são de “morrer”. Quem comeu, gostou e aprovou! J

Ingredientes (6 pessoas):

1 cabeça de peixe vermelho
1 posta de pescada
1 posta de peixe vermelho
1 posta de congro (parte mais larga da barriga)
200 g de miolo de camarão
1 batata doce média
2 tomates maduros
4 cenouras médias
1 alho francês
350 g de abóbora
3 dentes de alho
1 cubo de caldo de marisco
flor de sal (a gosto)
delícias do mar (a gosto)


Execução:

Num tacho colocar água, flor de sal e pimenta. Quando levantar fervura, adicionar o peixe e deixar cozer. Retirar o peixe e coar a água da cozedura.

Lavar, descascar e cortar devidamente todos os legumes.

Colocar a água da cozedura do peixe numa panela e adicionar os legumes. Deixar cozer.

Entretanto, libertar o peixe de peles e espinhas; cortar as delícias do mar em pequenos cubos e reservar.

Quando os legumes estiverem cozidos, verter um fio de azeite, o caldo de marisco e condimentar com flor de sal a gosto.

Reduzir o preparado a puré. Caso o puré esteja muito espesso, colocar mais um pouco de água ferventeRetificar temperos se necessário.

Juntar o peixe e o miolo de camarão; deixar ferver durante 3 minutos; mexendo por vezes.
Deixar repousar um pouco.

Na hora de servir, colocar as delícias do mar no prato.

Pronto! J



14 comentários:

  1. Uma sopinha bem rica mas ao mesmo tempo bastante saudável! Não gostas de salsa?! Não é igual aos coentros mas é parecido! Eu por acaso prefiro a salsa, pois cá é o que se usa mais. Os meus coentros nasceram mas não têm desenvolvido muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de salsa mas sopa de peixe sem coentros não, é a mesma coisa. Contudo, soube-me tão bem!
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Nunca comi sopa de peixe!


    Isabel Sá
    http//brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Aquí en Sevilla la hacemos de forma diferente, pero, con la buena pinta que tiene, el tiempo que acompaña, y que es fácil de hacer, la haremos en casa la próxima semana; antes de que leguen las calores.
    Un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, obrigada! O tempo por aqui também não está famoso. Ah! Se quiser enviar-me a sua receita, terei todo o gosto em experimentá-la. A verdadeira sopa de peixe portuguesa também é diferente desta, e muito mais calórica. Experimente, vai gostar. Resto de um excelente fim de semana.
      Beijinho

      Eliminar
  4. A tua sopinha deve estar muito boa! Também gosto muito de coentros no peixe! Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de sopa de peixe mas foi algo que nunca fiz em casa. Ver se um dia experimento a fazer. A tua ficou bem apetitosa. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, experimenta. Obviamente, se comeres sopa de peixe num restaurante será bem diferente desta. Ah! Aqui falta-me o pão frito que a costuma acompanhar. Mas a minha é light!!!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Eu sou muito esquisita quanto a sopas mas a de peixe como com prazer :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, no geral as pessoas costumam gostar de sopa de peixe!
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...