quinta-feira, 21 de abril de 2016

Bolo com cobertura de chocolate, gomas e coco


Queridos postiguenses!

Cá estou eu, com a receita do bolo que confecionei, ontem. A receita encontram-na aqui, porém sofreu algumas alterações, como não podia deixar de ser.
Fiz este bolo com muito amor e carinho, para uma das minhas turmas que comemorou hoje, a centésima lição.
Apesar dos sucessivos ataques à classe docente, advindos das políticas educativas e não só… Eu, como a maioria dos professores em exercício de funções, desempenha a sua profissão com  competência, empenho, profissionalismo, dedicação, paixão…
Ah! Talvez estejam a pensar “Ela fez isto porque tem uma turma exemplar.” Não! Este ano fui premiada com as ditas “piores” turmas da minha escola. Ossos do ofício. Não me estou a lamentar! Simplesmente, são os meus alunos e, tal como outros alunos quaisquer, merecem.
Quinze minutos antes do final da aula, solicitei à senhora auxiliar que trouxesse o bolo…
Gratificação: “Professora, o bolo está maravilhoso! Obrigado.”


Ingredientes:

6 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
125 g de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver
zesto de uma laranja grande

Execução:

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Juntar o chocolate e o óleo sem parar de mexer.

Seguidamente adicionar a farinha gradualmente, e, por fim a água fervente.

Verter o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 45 minutos. Verificar a cozedura fazendo o teste do palito. Deixar esfriar para depois aplicar a cobertura.

Nota: A chávena que utilizei tem capacidade para 250 ml.

Cobertura:

1 tablete de chocolate para culinária (200 g)
8 colheres de sopa de leite magro
1 colher de chá de manteiga magra

Barrar o bolo, com o auxílio, de uma espátula e, decorar com coco ralado e com as gomas.



10 comentários:

  1. Agora a receita completa, uma delícia verdadeiramente!

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto estava delicioso, até as gomas ácidas lhe conferiram um sabor especial.
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  2. O bolo ficou mesmo giro com as gomas, os alunos devem ter delirado! :) Que sorte esses alunos têm de ter uma professora assim, eu nunca tive nenhuma que nos levasse miminhos. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Inês! Tiveste azar, querida. Se pudesse dava-te um miminho.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Ótimo aspeto!!! Também comia uma fatia!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célia, olá! É com muito gosto que a recebo no meu cantinho.
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  4. O bolo está fantástico e o interior irresistível! Que sorte terem uma professora assim! E podem ser das piores turmas mas vejo que foram educados e gratos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma professora como tantas outras... :)
      Obrigada!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Se eu não estivesse de dieta ia já testar a receita :) mas vou guardar para quando estiver mais magrita. bjinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...