sábado, 23 de abril de 2016

Queijadinhas de natas alimadas


Cucu!

Parece que chegou a primavera na aceção da palavra. Finalmente! Esperemos que permaneça.
Bem, agora que já divaguei um pouco com o trivial, vamos ao que, realmente, nos adoça a boca, por exemplo, queijadinhas.
Quem me acompanha sabe que na minha cozinha, as natas quase nunca são utilizadas e, como já referi inúmeras vezes, rapidamente as substituo pelo leite de coco e não só. Contudo, já há uns dois meses que andavam ali três pacotes de natas que adquiri, com intuito de confecionar algo que não me lembro. Esta tarde decidi dar-lhes um rumo.
Aqui fica uma receita de queijadinhas à moda de “chez nous”… Não ficaram muito doces, mas ficaram com uma textura e um sabor muito bom. 



Ingredientes (20 unidades):

4 ovos
3 pacotes de natas (600 ml)
5 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
5 colheres de sopa de farinha T 55
1 colher de sopa de amido de milho
zesto de 1 limão grande

Execução:

Num recipiente profundo colocar as natas, os ovos, o açúcar, a essência de baunilha e a raspa do limão. Bater tudo muito bem.

Seguidamente, incorporar as farinhas pouco a pouco, reduzindo a varinha para a velocidade mínima.

Verter o preparado nas forminhas, previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Sem encher até ao cimo.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 25 a 30 minutos.

Desenformar  e colocar, as queijadinhas, em forminhas de papel.



Mais queijadinhas aqui e acolá...

12 comentários:

  1. Adoro queijadas! Por mim comia todos os dias mas a dieta não deixa.. obrigada pela receita!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Floquinho, também adoro! Eu evito as natas mas estas ficaram tão boas que vou ter que repetir. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Há bastante tempo que não como queijadas! Caiam que bem ginjas agora como sobremesa após o jantar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não é dos meus bolos preferidos. Mas até ia agora uma ao pequeno almoço.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comi ao pequeno almoço e soube-me muito bem com o café!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Ah, Céu!
    Que bem que ficaram aí, nessa foto a sorrirem para mim.
    Não tenho grande paciência para receitas de bolinhos em forminhas pequeninas, mas... de vez em quando lá me aventuro.
    Já levei a receita ;)
    bjn amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmen, olá! Se não tiver paciência para untar as formas, utilize o óleo em spray e resolve o assunto rapidamente. Ficam boas na mesma! :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Ai que estas queijadinhas parecem-me tão bem... Adoro a massa das queijadas :-) Pena que é difícil comer só uma...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...