domingo, 17 de abril de 2016

Mousse de abacate



Por estes recantos, chove a valer!
E quem espreita o meu recanto, tem conhecimento que eu gosto de abacate. Receitas aqui e acolá! Gosto de cortar um abacate ao meio, retirar-lhe o enorme caroço e agarrar numa colher e comê-lo assim. A semana passada, aproveitei uma promoção (convém usufruir das promoções visto que é um fruto caro); restavam dois bem maduros. Deu-me para fazer uma mousse, isto porque andava ali uma caixa de queijo mascarpone destinada a outro tipo de sobremesa. Assim surgiu esta mousse de abacate “sui generis”; recomendo para quem gosta de sabores diferentes, invulgares. Como diz a máxima “Primeiro estranha-se depois entranha-se”. A pequena crítica cá de casa referiu “Sabor estranho, mas é bom!”.

Fica a sugestão…



Ingredientes (6 pessoas):

1 abacate maduro
3 ovos
250 g de queijo mascarpone
5 colheres de sopa de mel
zesto de um limão grande
bolachas (facultativo)

Execução:

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reservar.

Num robot de cozinha, reduzir a polpa de abacate a puré.

Num recipiente fundo, colocar as gemas, o puré de abacate, o mascarpone e o mel. Bater muito bem até obter uma mistura aveludada.

Incorporar, delicadamente, as claras no preparado anterior.

Verter a mousse em pequenas taças e levar ao frigorífico mais ou menos cinco horas antes de servir.

Na hora de servir, polvilhar com uma mistura de bolachas picadas grosseiramente. Utilizei Maria e Mulatas.


Atrevam-se! J

23 comentários:

  1. Eu cá não gosto de mousse!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa "educa o palato" :). Esta é bem diferente das outras!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Atrevo-me sim senhora! Assim que tiver abacates será a primeira coisa a fazer! Nem sempre há! Mas quando há abasteço-me generosamente! Como sabes aprendi a gostar de abacate (sou daquelas pessoas que acha que o palato se educa) por isso tenho a certeza que vou gostar dessa mousse! Ando com desejos é, sabes de quê? Nêsperas! Conheces?! Tenho visto nespereiras carregadinhas de nêsperas bem amarelinhas e gradas, desprezadas mas infelizmente em lugar onde não consigo chegar! Tenho mesmo de ver se arranjo alguém que me dê ou que me venda algumas nem que seja só para matar o desconsolo! Este tipo de frutas não há à venda cá nas frutarias da ilha (não sei porquê). Quando for de férias tenho de comprar umas malgas dessas, cá não há nada interessante, sempre tudo muito básico, muito monótono e muito aborrecido! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro nêsperas. Só tenho pena do trabalho que dão a comer! :D
      Já vi à venda mas receio que ainda não estejam docinhas.
      Choveu torrencialmente durante a noite e no início da tarde, agora acalmou; mas continua cinzento.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Ah, por aqui hoje não chove! Felizmente! O dia está timidamente bonito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu infelizmente não gosto de abacate, mas lembro-me de quando era nova adorava com açúcar. O teu mousse deve ficar bom com outra fruta também, hei-de experimentar :) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas que és açoriana?
      Inspirei-me na rceita de uma mousse de limão que "posterei" brevemente.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Hola Céu, este mousse tiene una pinta buenísima, así que tan pronto pueda lo haremos en casa, ya que me encanta el aguacate y nunca lo hemos probado de esta forma.
    Gracias por compartir.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, olá!
      Experimentem e, diga-me se gostaram. :)
      Não tem que agradecer, é com muito gosto que partilho.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Deve ser delicioso!
    Eu adoro abacate ao natural!
    Boa noite e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a borboleta? Se gosta de abacate ao natural, vai gostar.
      Beijinho

      Eliminar
  7. E que doce sugestão, aqui no Porto, esteve um dia lindo de sol, bjs amiga, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades do Porto! Pois, aqui esteve um dia invernoso. :(
      Zulmira, um beijinho.
      Boa semana.

      Eliminar
  8. Por aqui hoje esteve um dia lindo e até quentinho, uma maravilha. Esta mousse é uma forma de comer abacates já que não lhes ligo muito :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, se não gostas de abacate, talvez não gostes.
      Beijinho

      Eliminar
  9. Este fim de semana foi do sol, o que veio mesmo a calhar porque durante a semana apanhei muita chuva. Não sou muito fã de abacate mas que a mousse ficou com óptimo aspecto, lá isso ficou! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Merci pour cette recette, j'achète régulièrement des avocats. Par contre tu l'utilises comment cette mousse, avec quoi ? Le zeste de citron suffit pour que cette mousse ne noircisse pas ? Beaucoup de questions de bon matin.
    Bonne semaine, FLaure

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flaure, je l'utilise comme dessert. Le miel lui donne le sucré et si tu veux tu peux mettre um mélange de petits gâteuax, beurre chocolat. Si t'aimes les avocats essaye. Assure-toi qu'elle est bien fraîche avant de la manger...
      Tu peux poser toutes les questions que tu veux!
      Bisou et bonne semaine pour toi aussi.

      Eliminar
  11. Comer o abacate assim ao natural nunca experimentei, mas essa mousse parece-me muito bem, essa textura está mesmo bonita :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Original, je ne sais pas si j'aurai des adeptes à la maison.
    Bonne semaine, FLaure

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...