sábado, 16 de abril de 2016

Gratinado de legumes, camarão e delícias de mar


Cucu!

Ultimamente, têm visto por aqui muitas curgetinhas e tomate cherry. Pois… 
Somos só duas a comer; a petiza não almoça em casa durante a semana, como devem imaginar as “coisas” vão andando aos encontrões dentro do frigorífico… 
Não me foi permitido comprar curgetinhas e tomate cherry avulso, tive que embarcar as embalagens. Por conseguinte, tenho que dar asas à minha imaginação para acabar com o stock. Bem... O que me apetecia mesmo confecionar era uma tarte/quiche. Vá! Contive-me... Optei por este gratinado que ficou muito bom. A pequena gostou, a avó Manuela também provou e, disse que estava “maravilhoso”. A avó Manuela é a generosidade em pessoa mas muito sincera, também. Logo, desafio-vos a confecionar esta refeição bastante saudável. Ótima para as marmitas; eu irei congelar uma parte…

Espreitem…

Ingredientes (5 pessoas):

350 g de miolo de camarão (80/100)
125 g de delícias do mar
8 curgetinhas
5 tomates cherry
2 cenouras grandes
140 g de milho doce
150 g de azeitonas descaroçadas
1 chalota
5 ovos
350 ml de leite (magro)
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de caril de manga (Heinz, aqui)
1 colher de sopa de orégãos secos
pimenta branca (q.b)
flor de sal (q.b)
queijo ralado (q.b)


Execução:

Lavar os tomates e as curgetinhas. Retirar os pés e as pontas respetivamente.

Cortar o tomate em quartos  e as curgetinhas às rodelas finas.

Descascar e ralar a cenoura. Cortar as azeitonas ao meio. Descascar e picar a chalota.

Numa saladeira grande colocar todos os legumes. Acrescentar o camarão e as delícias do mar cortadas aos cubos. Reservar.

Noutro recipiente, bater os ovos com o amido de milho, acrescentar o leite pouco a pouco sem parar de misturar. Adicionar o caril de manga, os orégãos e temperar com a flor de sal e a pimenta branca.

Incorporar a mistura liquida no preparado anterior e envolver tudo muito bem.

Verter o preparado num tabuleiro de forno antiaderente, previamente untado com manteiga. 

Polvilhar com queijo ralado a gosto.

Levar ao forno pré-aquecido, a 200ºC, cerca de 45 minutos.

Pronto!





J

9 comentários:

  1. Que bela sugestão, parece deliciosa! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, ao jantar comi à temperatura ambiente, gostei ainda mais. ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ai como me abriste o apetite. Esta semana esta receita não me escapa. Não vai ter as curgetinhas (algo que desconheço) mas terá as courgettes :)

    ResponderEliminar
  3. Não dá para não gostar de uma refeição tão cheia de cor! Apetece mesmo dar umas boas garfadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro gratinados e este parece ótimo. Acaba por ser uma boa forma de comer legumes sem ter aquele ar pesado. Para crianças deve ser uma excelente ideia.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
  5. A minha filha (6 anos) gostou!
    É com muito gosto que a recebo no meu recanto. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com fome só de olhar esse gratinado :) Tenho de experimentar :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...