quarta-feira, 30 de março de 2016

Compota de abóbora com amêndoa


Cucu!

Há dias em que o sofá me agarra, sem dó nem piedade. Eu quero sair, mas ele não me permite… Não sou mulher de me deixar “dominar”, mas confesso… Gosto muito que o sofá se imponha, de vez enquanto.
Ontem, foi um dia em que me preparava para lhe fazer a vontade. Subitamente, lembrei-me que tinha abóbora cortada aos cubos dentro do frigorífico, metade para compota e outra metade para congelar, que servirá para as sopas.
Fugi para a cozinha, mise em place e mãos à obra. Compota de abóbora e amêndoa... São dois ingredientes que aprecio bastante. Fica a sugestão...


Ingredientes (3 frascos de 250 ml):

1 kg de abóbora (sem casca)
250 g de açúcar amarelo
250 g de açúcar natural de cana
sumo de uma laranja
raspa de um limão
1 pau de canela
100 g de amêndoa palitada (ligeiramente torrada)


Execução:

Cortar a abóbora em pequenos cubos.

Numa panela profunda colocar todos os ingredientes e deixar cozinhar até a abóbora começar a desfazer-se. Mexer o preparado, frequentemente.

Passar, a abóbora, até obter a textura desejada. Quando obtiver o ponto de estrada, envolver a amêndoa e deixar fervilhar durante 1 minuto.

Verter a compota em frascos, previamente, esterilizados.

Fechar bem os frascos e virá-los com a tampa para baixo, de forma a ganharem vácuo.



12 comentários:

  1. Parece que desta vez o sofá saiu derrotado! he he he
    Quanto a esse doce deve estar uma delícia, nunca provei com amêndoa, a minha mãe faz é com noz. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, com noz também adoro. Mas com amêndoa também fica bom. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que coisa mais boa! Estás-me a provocar, não estás?! Eu sou louca por doce de abóbora, é dos meus preferidos! Antes da dieta fazia vezes sem conta porque fica muito mais económico delicioso! É claro que depois deixei de fazer pois cá em casa só eu e a pequena é que gostamos de compotas e não valia a pena fazer uma vez que estava de dieta! Os homens da casa não apreciam muito! No sábado estive a arrumar e organizar a arca congeladora e encontrei uns quantos sacos de abóbora bem lá no fundo (suponho que estavam bem escondidos por alguma razão) e a sério que pensei que bela compota dariam! Mas por agora lá permanecem! Assim que eu estiver numa fase mais folgada da dieta hei-de fazer uma remessa como essa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida! Acredita que à conta do blogue já ganhei 4kg. Por isso, para a semana ginásio. Eu adoro comer e não me dou muito bem com dietas. Mas acho que vou começar a seguir a tua ementa. Quanto ao doce não sei o que se passou mas não ficou nada doce; não sei se foi da mistura de açúcares. Mas ficou bom, na mesma. Experimenta, isto só rende 3 frasquinhos. :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Cá em casa ninguém gosta de abóbora, e à conta disso deixei de fazer doce, porque até tenho a facilidade de ter abóbora e cabaços caseiros. Só uso na sopa e pouco de cada vez, mas com a junção da amêndoa deve ficar mesmo boa essa compota :-) Gosto da sugestão! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tem bom aspeto...mas eu não gosto de abóbora.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de compota de abóbora e esta está com um aspecto lindo :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Um doce que sabe sempre bem!
    Levo a sugestão... Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...