domingo, 19 de junho de 2016

Risoto de legumes (sem queijo)


Queridos(as) postiguenses!

Desejo que estejam a passar um domingo esplêndido…
Os risotos e o arroz são frequentes cá por casa, como sabem! Porém, a minha estadia por aqui acaba dentro de um mês… Tenho que ir esvaziando a despensa. Ora bem, olhei para o pacote de risoto quase cheio e nem hesitei. Eu sou suspeita para dizer que ficou ótimo, sou a cozinheira e mal pareceria não apreciar a minha comida. Aliás, quando isso acontece não publico ou dou-vos o meu sincero parecer. Contudo, acreditem que tenho uma voz muito crítica e sensata cá em casa, apesar de petiza. Ela classificou o almoço de hoje como excelente! 

Fica a sugestão…

Ingredientes (4 pessoas):

1 caneca (200 ml) de arroz para risoto
3 tomates médios maduros
3 canecas de água fervente
1 cenoura grande
½ couve branca (pequena)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 haste de salsa
1 fio de azeite
100 ml de natas de soja
flor de sal (q.b)

Execução:

Pelar, libertar de sementes e cortar em pequenos cubos, o tomate. Ralar a cenoura; lavar e cortar a couve em juliana. Reservar.

Num tacho, colocar um fio de azeite, a cebola, o alho picado e a salsa. Quando a cebola estiver translúcida, juntar o tomate e deixar refogar até que este comece a desfazer-se.

Adicionar o arroz e envolvê-lo no refogado. Verter a água fervente, juntar a couve e deixar cozinhar cerca de 8 minutos, mexendo de vez enquanto.

Seguidamente, juntar a flor de sal, a cenoura, as natas e deixar cozinhar em lume brando mais 5 minutos.

Apagar o lume e deixar repousar 3 minutos antes de servir. Remexendo o risoto uma ou duas vezes.


 Pronto a servir!  J


18 comentários:

  1. Adoro risotto e o teu ficou com um aspecto bem delicioso e cremoso, e sendo que não leva queijo, é mais saudável! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, obrigada! Relativamente ao queijo quem quiser poderá sempre adicioná-lo. Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Uma bela sugestão para um jantar simples e saboroso :D

    ResponderEliminar
  3. Nem me atrevo a comentar porque já fiquei com fome, é que não sei se sabes mas eu sou uma amante de risottos e adoro-os todos :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas. Aliás este até frio sabe bem!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Há muito que não faço um risotto, esse tem mesmo um aspecto delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São!
      Uma boa semana também para si.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Eu comecei a explorar o mundo dos risotos recentemente, adoro! Nem sei como demorei tanto tempo! :) Este tem um excelente aspeto, está mesmo com uma cor bonita!

    Beijinhos Ana

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, andavas distraída! : D
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Adoro a cor! Óptima sugestão!
    Beijinho e boa semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana!
      Uma ótima semana para ti também.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Está muito bem para mim, que nunca provei risoto e acho estranha a ideia de juntar queijo ao arroz! Ficou mesmo cremoso )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, confesso que também gosto mais de risoto sem queijo. Mas com queijo também se come. Experimente! : )
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Ela não se enganou nem exagerou! Tem mesmo um aspeto excelente! beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Já almocei...mas se aparecesse à frente...provava...e repetia!
    Levo a sugestão...bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, este dava mesmo vontade de repetir! : )
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...