quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Galette des Rois


Cucu…

Hoje deveria apresentar-vos uma “Galette des Rois”, o que em França é equiparado ao nosso Bolo Rei. Obviamente que de semelhanças, nada têm!
Como já vos referi aqui, não sou grande apreciadora do nosso bolo rei tradicional. Atualmente há várias versões que me agradam.
Porém, eu adoro galette des rois. E não podia deixar passar este dia sem confecionar uma. Uma galette, não! Fiz um folhado de frangipane, uma vez que, só consegui encontrar massa folhada fresca retangular (inconveniente de viver numa ilha). Enfim! O sabor está lá… Mas por favor, utilizem placas de massa redonda! J
Esta receita também é locatária ancestral do meu bloco de receitas, uma vez que vivi em França. Daí advém este meu gosto pela iguaria. Já vi receitas idênticas na blogosfera.

Aqui fica o meu folhado…


Ingredientes:
2 placas frescas de massa folhada
100 de açúcar
200g de miolo de amêndoa
2 ovos
75g de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha

Execução:

Desenrolar e colocar uma base de massa folhada num tabuleiro de forno, forrado com o próprio papel vegetal que a envolve. Com um garfo picar a massa e reservar.

Num recipiente juntar todos os ingredientes e misturar tudo, com a batedeira a baixa velocidade.

Verter o preparado sobre a massa disposta no tabuleiro. Espalhar o recheio com a ajuda de uma espátula deixando mais ou menos 1,5 cm de margem.

Deverá pincelar as margens com água de forma a poder selar as duas placas.

Por fim, cobrir o recheio com a outra placa de massa e pressionar bem, as margens com a ponta dos dedos para que fiquem coladas.

Fazer leves cortes por cima da última placa para não crescer demasiado.

Levar ao forno a 200ºC, cerca de 30 minutos.

Feito! J


2 comentários:

  1. Estás melhor do que eu que precisei de massa fresca e não havia mesmo! Aqui ainda estamos mais limitados! Adoro bolo rei, adoro mesmo, é a minha tentaçao de natal, talvez por isso nunca tenha feito essa delicia! Levo a receita para replicar no proximo ano mas seguirei o teu conselho: massa redonda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou um pouco esturricada, ainda não me habituei a este forno. Sim, o conselho é para seguir. :) Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...