sábado, 30 de janeiro de 2016

Doce de laranja


Laranja… Doce de laranja? Nunca comi. Arriscado! Mas vamos a isso…
A ideia surgiu um dia desta semana quando folheava um livro do 5º Ano de Escolaridade. Apareceu-me um texto meio desorganizado “Marmelada de laranjas”; cujo o objetivo seria os alunos organizarem-no em estrutura de receita (texto instrucional)… Não sei se a receita que constava no texto era fidedigna, não tinha autor. Por conseguinte, não segui a receita indicada. Limitei-me a seguir o meu instinto. Este doce é só para “amantes” de citrinos, grupo no qual me incluo. Se bem que, a petiza também deu o seu parecer positivo.

Aqui fica a sugestão. Espreitem…


Ingredientes:

1kg de laranjas
1 kg de açúcar
2 paus de canela
0,5l de água
sumo de meio limão

Execução:

Lavar muito bem as laranjas com água corrente e cortar-lhes as pontas (tal como se faz ao melão…). Seguidamente, cortar as laranjas em rodelas muito finas e depois em 4 partes.

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao lume, movendo sempre, até levantar fervura. 

Deixar cozinhar em lume brando, mexendo frequentemente, até que a mistura esteja bem macia.

Reduzir o preparado a puré com a varinha mágica, de modo a obter uma consistência uniforme. Levar ao lume brando até verificar o ponto estrada.

Verter o doce em frascos previamente esterilizados. Fechá-los corretamente, e, virá-los com a tampa para baixo de forma a ganharem vácuo.

Nota: Enchi 6 frascos de 250ml.



Este doce deve ser magnífico para rechear um bolo de chocolate. J

5 comentários:

  1. Eu gosto muito mas raramente faço pois cá em casa ninguém morre de amores por compotas. Já eu comia todos os dias se pudesse! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha casa só o meu filho é que não gosta. De resto somos uns gulosos!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Adoro compotas caseiras e de citrinos nem se fala. Uma vez fiz uma de laranja que ficou perfeita mas feita burra não apontei a receita nem a fonte. Resultado, nunca mais a fiz. Esta está com uma cor linda e concordo contigo, deve ficar óptima num bolo de chocolate ou num crepes com gelado de baunilha :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, podes fazer esta! Ficou muito boa. Estou farta de comer tostas com doce de laranja! Com crepes e gelado de baunilha também deve ser bem bom.:D
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Se utilizares açúcar amarelo vai ficar mais escurinha. Não utilizei porque não tinha.

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...