sábado, 12 de setembro de 2015

Doce de tomate na Yämmi


     A Yämmi, cá de casa, soprará duas velinhas em dezembro. Foi prenda de aniversário do meu marido. Confesso que pouco uso se lhe tem dado. Aliás, até já é apelidada de máquina de fazer puré. De facto, praticamente só se utiliza para confecionar o puré.
     Hoje, decidi dar-lhe outra utilidade, fazer doce de tomate. Trouxe tomate muito maduro, da minha sogra, que ela guarda para o efeito. Na quinta-feira fizemos o doce da forma tradicional que é bastante mais morosa e claro, mais saborosa! 
    Porém, resolvi experimentar a receita da Yämmi e, também, para lhe atribuir tarefas diferentes das habituais. 
     Os meus leitores sabem que eu tenho muita dificuldade em seguir uma receita na íntegra e aqui não foi diferente. A receita podem encontrá-la no “Livro de Receitas Yämmi”, página 245. Achei que teria capacidade para "aguentar" 700g de tomate. Para a próxima, levará 1kg. :-)

Aqui fica a minha versão... Gostei do sabor a limão!


Ingredientes:

700g de tomate
300g de açúcar
1 pau de canela
zesto de um limão

Execução:

Retirar a pele e as sementes do tomate e secá-lo muito bem em papel absorvente (rolo de cozinha).

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 35 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

Retirar o copo de medição e colocar o cesto por cima, para evitar salpicos.




Dica: Para se tornar mais fácil retirar a pele do tomate, escaldá-la alguns segundos em água a ferver. Não foi necessário devido ao tomate estar bem maduro.

6 comentários:

  1. Eu tenho uma bimby e tambem nao lhe dou muito uso, comorei basicamente para fazer sopa (tema sobre o qual tambem ja falei no blog), embora ultimamente tenha tentado usar mais noutras coisas. Mas para fazer compota uso sempre, é muito mais rapido, o sabor nao é o mesmo que fazer de modo tradicional mas mesmo assim fica bom! E gosto muito de doce de tomate, ainda agora ao jantar em jeito de sobremesa comi uma fatia de pao com doce de tomate!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentaste a barrar o pão com manteiga(magra) e colocar o doce por cima? Pecado mortal!

      Eliminar
    2. Nunca fiz essa experiencia com a manteiga, mas ja fiz com queijo fresco e queijo creme! Sabes que a minha mae adora e fazia-me muitas vezes pao barrado com manteiga e polvilhado com acucar?! Eu odiava tal combinaçao! Mas a do doce vou experimentar! Beijinhos

      Eliminar
    3. Ah! Ah! Ah! Também tive direito a essa combinação que evoluiu mais tarde para manteiga com cacau. Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...