segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Papas de carolo




Gosto muito, mesmo muito de papas de carolo. Não fosse eu uma beirã…


Ingredientes:
  • 3 chávenas de água
  • 3 chávenas de leite quente
  • 1 chávena de carolo (sêmola de milho)
  • 1 chávena de açúcar
  • raspa de um limão
  • 1 pau de canela
  • sal q.b.
  • 1 colher de chá de manteiga (opcional)

Execução:

O carolo deve colocar-se num recipiente com água fria para ser lavado. Deve mudar-se a água 3 a 4 vezes para que fique limpo de farelo. O farelo são os resíduos grosseiros que resultam da moagem dos cereais.

Num tacho colocar a água com uma pitada de sal, a raspa de limão, o pau de canela e a manteiga. Quando estiver a ferver, juntar o carolo e mexer continuamente. Manter o lume brando. Adicionar o leite quente, pouco a pouco. Por fim, juntar o açúcar e manter no lume durante três ou quatro minutos, mexendo sempre. Pode servir morno ou frio, polvilhado com canela ou com um pouco de mel.




6 comentários:

  1. Que saudades destas papas! Ca nos Açores também se faz, ou melhor, faziam. Sao cada vez mais raras. A minha mae fazia imensas vezes quando eu era miuda, e eu até nem era grande apreciadora. Mas depois de adultos apuramos o gosto e apetece-nos recordar a infancia através dos sabores (lá está, viajar no tempo). Tenho um saco de sêmola na despensa para fazer na próxima semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És a "minha" Adélia? Bem-vinda ao meu cantinho! Beijo grande.

      Eliminar
  3. Que aspecto delicioso, vou fazer um dia destes!
    bjns

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...