terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Gratinado de ovos de codorniz



A entrada que vos trago foi inspirada num vídeo da Neuza do Saborintenso. Como é hábito, eu faço as minhas alterações, ou melhor, simplifico… Por vezes funcionam, por vezes não funcionam! Ossos do ofício… Desta vez resultou otimamente; todos os comensais se renderam à iguaria. E como amadora que sou, fico feliz! Foi a primeira vez que cozinhei ovos de codorniz, verdade, verdadinha!

Adquiri-os no mercado municipal de Angra. Digo-vos é muito difícil partir os ovos pois, a sua membrana interior é bastante resistente. Utilizem uma faca bem afiada.

Ingredientes (4 pessoas):

12 ovos de codorniz
2 linguicinhas (Sicosta)
150g de bacon cortado em cubinhos ou tirinhas
1 lata de cogumelos laminados (185g)
1 embalagem de queijo ralado de São Jorge (200g)
200 ml de leite de coco

Execução:

Cortar as linguiças em rodelas muito fininhas e reservar.

Numa frigideira antiaderente bem quente, colocar as tiras de bacon e a linguiça.

Deixar fritar até que estejam estaladiças, libertando assim, o excesso de gordura que deverá retirar antes de acrescentar os cogumelos escorridos.

Depois de acrescentar os cogumelos deixe apurar cerca de 4 minutos.

Num tabuleiro de forno, ou em ramequins; dispor uma camada de queijo ralado, seguidamente o preparado da frigideira, mais uma camada de queijo ralado, juntar os ovos de codorniz e adicionar o leite de coco deixando à vista as gemas dos ovos.

Levar a gratinar, no forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 20 minutos.

Nota: Eu utilizei dois tabuleiros pequenos, coloquei 6 ovos em cada tabuleiro.




Esqueçam a dieta! J

11 comentários:

  1. Já me estou a imaginar a molhar pão de trigo ou pão de milho nesse repasto!

    ResponderEliminar
  2. nossa q delicia, vou tentar fazer, bjos horasnoespelho.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto mesmo desses petiscos!
    Já comi ovos de codorniz, mas cozidos. São uma graça, pois parecem azeitonas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ovos de codorniz só comi cozidos, bem temperados e ficaram óptimos. Este gratinado parece-me ser uma delícia e já imagino a molhar aí o pão, que delícia :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Até a minha pequena se deliciou... Ela adora ovo estrelado e, o ovo dava para molhar o pãozinho, como ela tanto gosta!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha.
    E molhar o pão nos ovinhos como tanto gosto. Adorei a sugestão :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  7. É ovo a mais...acho que não me safava com esse prato...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...