segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bolo de frutos secos e flocos aveia


A receita deste bolo é locatária do meu velho caderno de receitas há cerca de oito anos. Nunca o tinha confecionado porque nunca tinha todos os ingredientes necessários… Ontem teve que ser. A receita é da minha amiga Ana Paula, e, muito elogiada pelo seu irmão Ricardo. Duas pessoas de quem gosto muito, embora a distância nos impeça de conviver como há uns anos atrás. Um xi-coração para os dois.


Finalmente, executei e adorei o bolo! É uma mistura de textura e sabor inexplicável. O bolo fica com uma tonalidade clara e escura porque os flocos de aveia devido à sua leveza, tendem a subir. Contudo, acho que devia ter cortado os frutos em pedaços mais pequenos. Retificarei na próxima confeção.
Eu não sou grande apreciadora de bolo rei; este bolo poderá ser uma boa opção para a vossa noite de réveillon. Eu adoro “Galette des rois”… Será uma das próximas receitas. J


Ingredientes:

3 ovos
1 chávena almoçadeira de açúcar
1 chávena almoçadeira de farinha (Nacional para bolos altos e fofos)
1 chávena almoçadeira de flocos de aveia
2 chávenas almoçadeiras de leite
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de manteiga
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
raspa de 1 limão
50g de amêndoa palitada
100g de ameixa preta cortadas
100g de figos secos cortados
100g de sultanas

Execução:

Cortar os frutos secos, misturar a farinha, o bicarbonato e a canela. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Seguidamente, reduzir a velocidade da batedeira e adicionar o mel, o leite e a raspa de limão. Envolver a mistura de farinha, adicionar os flocos e, por fim, os frutos secos.

Verter o preparado, numa forma, previamente, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno cerca de 50 minutos. Antes de retirar, testar a cozedura com um palito. 






Atrevam-se! Desejo-vos um ano de 2016 risonho e cheio de saúde. J

2 comentários:

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...