segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Creme de castanha





O S.Martinho já passou há quinze dias… Mas o verão de S. Martinho mantém-se aqui na zona. Apesar do frio, os dias continuam solarengos. 
Após a realização de alguns magustos, ainda subsistem castanhas cá por casa… Resolvi transformá-las em creme e, seguidamente, em queijadinhas… Assim, inspirada aqui, surgiu a minha versão de doce de castanha.

Ingredientes:
  • 500g de castanha
  • 375g de açúcar amarelo
  • ½ litro de água
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Raspa de limão  

Execução: 


Dar um golpe com a faca, na lateral das castanhas e levá-las ao microondas na potência máxima, 2 a 4 minutos (tempo varia mediante a potência máxima do aparelho). Descascá-las e moê-las, deixando alguns pedacinhos inteiros (usei a 1,2,3 da Moulinex). Reservar.

Colocar, num tacho, a água, o açúcar, o pau de canela, a raspa do limão e a essência de baunilha. Quando a calda levantar fervura, adicionar a castanha e manter em lume brando durante 20 minutos, mexendo constantemente. 

Nota: Fiz a receita a dobrar, como só utilizei metade do creme, congelei a outra parte.







1 comentário:

  1. Tenho de experimentar este doce quando tiver castanhas. O problema é que quando tenho, e como adoro castanha cozida, acabo por comer assim mesmo e lá se vai a oportunidade de as usar em doces e sobremesas! Valem-me os produtos da Sweet Castanea! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...